Home Topos SintraIntrodução | Sector Norte | Sector Sul e Central


Sintra é um lugar muito especial, tanto para a escalada, como para uma visita mais cuidada aos seus bosques, jardins, palácios e pastelarias.

Uma visita a Sintra, mesmo se o pretexto for a escalada, não pode deixar de começar na chamada Vila Velha de Sintra, o seu centro histórico. Aqui há muito para ver, desde o Palácio Nacional, ao Museu do Brinquedo, mas a visita realmente obrigatória é à Meca da pastelaria que é a Piriquita, do lado esquerdo da estreita rua que sobe, a partir do centro. Aqui encontram-se os famosos Travesseiros, o melhor bolo do mundo. São os que se vêm na prateleira de baixo, na foto. Quem não começar ou terminar por aqui o dia de escalada já perdeu o melhor da festa.

Torre do relógio, no centro da VilaOs famosos travesseiros, entre outros apetitosos bolos, no balcão da Piriquita

Para chegar ao Penedo da Amizade existem várias formas. A mais habitual era estacionar o carro na Rampa da Pena, num pequeno parque que se encontra do lado esquerdo de quem sobe, 3 curvas após o Palácio Bister (o das torres bicudas e pretas, onde se filmou a Nona Porta). Pouco antes de encontrarmos o parque vemos o Penedo do lado esquerdo da estrada, coroado pelo Castelo dos Mouros. Parando aqui o carro, encontramos um portão verde na curva seguinte (à direita), dando este portão acesso ao Parque das Merendas. Seguindo o caminho a partir do portão, encontraremos à direita um carreiro que começa com uns degraus em mau estado. Subindo toda a escadaria junto ao muro chegaremos à base do Penedo da Amizade. Acontece que o Parque das Merendas tem estado fechado para obras, pelo que não existe um acesso "oficial" ao Penedo neste momento. Assim, podemos apenas mencionar a alternativa que mais se tem utilizado, mas não a considerem recomendada.

Terão igualmente que subir a Rampa da Pena que, como o nome indica, leva ao Palácio da Pena. Já agora, aproveitem também para lhe fazerem uma visita num dia de descanso. Subindo toda a estrada da Pena, viram à esquerda na primeira bifurcação, em direcção ao Pallácio. O estacionamento é junto ao primeiro portão de acesso ao Parque da Pena (entrada dos lagos), que se encontra do lado direito da estrada. O parque fica do lado esquerdo desse pequeno largo.

Estrada de acesso ao Penedo da Amizade Pormenor do Palácio da Pena

Entrando pelo portão do lado esquerdo da estrada, segue-se em direcção ao Castelo dos Mouros. Após um impressionante boulder, com uma fenda à americana, do lado direito do caminho, encontra-se uma placa que indica a direcção do Castelo.A Grande Cascata, à contra luz

Existe aí um carreiro que desce para o lado esquerdo do caminho. Seguindo esse carreiro, tomando sempre a direcção da esquerda, encontra-se um muro, junto ao qual segue o carreiro, até passar sobre uma linha de água coberta de blocos. Após esta passagem, reaparece o muro e chega-se ao carreiro que ladeia o Penedo da Amizade. Descendo um pouco encontra-se um pequeno miradouro, com umas escadinhas à sua direita. Aqui é a base das vias Jardim Escola e Tânia. Se subirem o carreiro chegarão ao topo da via Solar, etc,

Não é proibido escalar no Penedo da Amizade, mas é proibido violar vedações e/ou muros. Recomendamos vivamente que não sujem o local nem circulem fora dos carreiro já existentes.

A imagem que se apresenta é da via Grande Cascata (37 neste topo-guia)

Topo-guia para Download (versão PDF- 805Kb)

Sector Norte

Topo

 

 


gmes©2005 | www.gmesintra.com | Webmaster: zm@gmesintra.com | E-mail: gmes@gmesintra.com