Home Topos PedreirasIntrodução e acesso | Topo-guia

Escola de Escalada das Pedreiras

Protecção reequipada recentemente com material não inox. O spit antigo não foi removido.
Performance Total
Gaspar a ensaiar “Performance Total” – um possível 8º grau ainda com classificação imprecisa.

Este local possui uma paisagem magnífica e nem a proximidade das escavações consegue comprometer o silêncio e a tranquilidade que se vivem aqui.
A escola nunca foi muito desenvolvida, não por falta de locais para expansão, pois toda a falésia em redor possui um grande potencial para muitas e novas vias, mas talvez pela sua aproximação e dificuldade de acesso.
O equipamento que tem recebido ao longo dos vários anos nem sempre tem sido de qualidade e até mesmo alguns reequipamentos recentes não foram feitos da melhor forma: é difícil encontrar um outro local onde existam tops com correntes e maillons de 4mm, mas enfim…

 


Recentemente o local recebeu um pequeno alargamento, com o equipamento da Gruta das Cabras Fantasmas, local este óptimo para a escalada em dias de chuva ou de calor uma vez que toda a gruta fica “debaixo de tecto”, mesmo assim todas as vias foram totalmente equipadas a inox pelo João Gaspar e Carlos Pereira contando ainda com alguns preciosos auxílios.
Agradece-se ao Luís Brandão o facto de ter fornecido 15 pernos em inox para o equipamento da Gruta
Agradece-se ao Emílio e ao Vítor Viana pelo fornecimento de alguns nomes de vias já quase perdidos no tempo!


Acesso

Figura 01




Foto 01

Foto 02

Foto 03

Foto 04

Foto 06

Foto 08

 

O acesso às Pedreiras não é uma tarefa fácil, mas sendo persistente e seguindo estas indicações é possível chegar lá.
Quer se venha pela Vasco da Gama, pela 25 de Abril ou pela A2 vindo de Sul, o objectivo é seguir sempre as indicações para Sesimbra, cerca de 2Km antes de chegar a esta vila piscatória, existe uma pequena terra de nome Santana, que no final possui uma rotunda. Nesta rotunda segue-se a indicação Setúbal / Azeitão e Arrábida.
Após algumas curvas, e imediatamente antes de uma terra chamada Sampaio, vai-nos aparecer uma indicação à direita que diz Pedreiras. Deve-se seguir esta indicação.
Acabamos pois por entrar na povoação de Pedreiras pelo que devemos sempre continuar seguindo as indicações Pedreiras Centro, até nos depararmos com um cruzamento (Foto 01) onde seguimos as indicações Lisboa / Maçã, para 30m depois virarmos no primeiro corte em terra à esquerda (Foto 02).

Depois de se entrar nesta estrada de terra (Figura 01), deve-se seguir sempre praticamente em frente até que se começa a avistar um monte bastante grande de Escória do lado esquerdo da estrada (Foto 03), sendo a estrada que passa junto ao monte aquela pela qual devemos de seguir.
Quem não possuir um veículo 4x4 terá que deixá-lo algures perto deste monte de Escória. Os carros 4x4 poderão estacionar num segundo local, que dista cerca de 1Km desde o início da estrada de terra. Quer se siga a pé ou de jipe, a pedreira vai estar sempre do nosso lado esquerdo tal como indica a Figura 1.

Quando chegamos ao local do 2º parque, a estrada por onde circulávamos não tem seguimento, pelo que devemos subir um pequeno morro (agora já a pé) e continuar pela estrada junto à pedreira até ao início de uma cerca de arame. Aqui deixamos a estrada principal da pedreira e seguimos por cima de uns pequenos montes de entulho (Foto 04), até encontrarmos um conjunto de calhaus grandes (Foto 05), que devemos contornar, seguindo a partir daí as Mariolas (Foto 06), na direcção de um Pinheiro destacado no horizonte (Foto 07).

Ao chegarmos junto deste pinheiro e continuando mais 30m, deparamo-nos com uma mama gigante em cimento (Foto 08), a qual devemos contornar, virando depois à direita.
Andando cerca de 40m por um caminho mais ou menos definido no meio destes arbustos, vamos encontrar um mais limpo que desce e vira à esquerda levando-nos assim à base da falésia e ao sector principal.
Para aceder ao outro sector, devemos continuar por este caminho sem virarmos à esquerda. Um pouco adiante encontramos no cimo da falésia os tops que dão acesso às outras quatro vias.
Se aqui chegaram, seguindo este verdadeiro labirinto, o mais difícil está feito, agora é só encadear vias!!!
Boa sorte.



Foto 05

Foto 07

Topo Sectores Sectores
gmes©2006 | www.gmesintra.com | Webmaster: zm@gmesintra.com | E-mail: gmes@gmesintra.com