Home Topos Dente do Leão Introdução e acesso | Topo-guia

Dente do Leão - Sesimbra

Foi nos anos 90, aquando do surgimento dos telemóveis, que este “dente” foi pela primeira vez escalado. Enquanto o Roxo se esforçava para conquistar o cume do calhau, o Samuel não parava de mexer no seu novo telemóvel, daí a primeira via aqui aberta, na altura em clássica, ter o nome de TMN, embora tenha sido necessário entrar no novo milénio para que esta via tenha conhecido as fixações industriais pela mão do João Gaspar e do Mário Santos.
As vias são, em regra, bastante grandes, sendo a maior e mais bonita do local “A Menina Dança”. É importante no entanto, ter algum cuidado, pois para a fazer e rappelar de uma só vez em estilo desportivo é necessária uma corda de 70m no limite. Até ao momento e por encadear ainda se encontra “Trigo do Joio” um possível 7c+ (a confirmar) aberto pelo Miguel Loureiro e João Gaspar, tendo esta sido a última via a ser equipada no respectivo Dente.
O local, como bem aprazível que é, convida qualquer um a um belo banho nos dias quentes de Verão. Fica o convite, agora é só aparecer e escalar!


Acesso
Localização do Dente do Leão
Sem qualquer dificuldade podemos avistar o Dente do Leão a partir da Praia de Sesimbra pois o mesmo fica a Este da mesma, para os mais desorientados, é do lado contrário ao Porto de Pesca, sendo o acesso a este Pilar bastante fácil.
Estando na praia de Sesimbra, basta virar à esquerda e percorrer toda a Praia da Califórnia até não termos mais areia, aí começa-se a entrar em cima de uns calhaus e cerca de 200m depois, temos o local.
Também se pode vir por cima e rappelar, mas devido às dificuldades de manobras, este acesso é desaconselhado!
Topo Sectores Sectores
gmes©2006 | www.gmesintra.com | Webmaster: zm@gmesintra.com | E-mail: gmes@gmesintra.com